sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sobre colaboradores e colaboracionistas (pequeno léxico do mundo corporativo)


Oswaldo Guayasamín: Las manos del terror


Capital: máquina de extrair mais valia. Dono da máquina de extrair mais valia: patrão. Patrão: o mesmo que proprietário, ou capitalista, aquele que come o pão sem o suor do próprio rosto. Estado: máquina totalmente sujeita à autoridade do capital. Cidadão: personificação do capital, se patrão; engrenagem do capital, se peão. Peão: aquele que anda a pé, ou de busão, ou em automóvel financiado em 48 parcelas. Peão: aquele que é forçado a labutar por e pelo patrão, aquele que come o pão que patrão amassou. Capital: aquilo que acarreta a morte, pena capital. Mais valia: riqueza produzida pelo peão e apropriada pelo patrão. Gestão: ato de gerir, ter gerência sobre, administrar, governar. Recursos: bens materiais, dinheiro, haveres, patrimônio, meios pecuniários. Empresa: negócio, empreendimento, sociedade organizada para extração do suor do rosto alheio. Departamento de recursos humanos: seção de uma empresa responsável pela gestão dos colaboradores. Colaborador: nome dado pelos patrões para os seus peões, palavra incorporada pelo jargão empresarial após a reestruturação ideológica. Colaborador: aquele que é gerido, que não tem gerência sobre si próprio, que é administrado, que é governado e que diz assim seja. Colaborador: aquele que colabora voluntariamente. Servo: aquele que não é livre, que não pertence a si mesmo. Peão do Estado: servidor, servidor público. Peão da iniciativa privada: servidor, servidor privado.

Aquele que não labora: patrão. Aquele que não co-labora: patrão. Labora pelo patrão voluntariamente: colaborador. Colabora e ora pelo patrão: colab-orador. Colaborador: ora para o capital, reza pelo patrão. Ação de colaborar voluntariamente: colaboração. Aquele que é forçado laborar para o patrão: servidor público ou servidor privado. Colabora com ação: colaboracionista. Colabora com nazista: colaboracionista. Colabora com fascista: colaboracionista. Colabora com o patrão: colaborador. Servidor público ou servidor privado que colabora voluntariamente com o patrão: colaboracionista, ou colaborador.

Colaborador. Colaboracionista. Colaborador. Colaboracionista. Colaborador. Colaboracionista. Colaborador. Colaboracionista. Colaborador. Colaboracionista.

JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário